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Como a Tecnologia Nos Ajuda em Tempos de Pandemia?

Atualizado: 3 de jul. de 2020



Com o passar dos anos, a tecnologia tem evoluído e ficado cada dia mais próxima, conveniente, necessária e querida pelas pessoas, a ponto de estar presente na maioria das atividades cotidianas, e não poderia ser diferente quando o assunto é Coronavírus. Diversos equipamentos tecnológicos estão sendo utilizados pelo mundo como ajuda no combate à Covid-19


Na Espanha, drones foram utilizados pela polícia para sobrevoar as cidades e emitir um comunicado sonoro para que todos ficassem em suas casas durante o decreto de estado de emergia que ordenou o isolamento por 15 dias. Já na China, drones vem sendo utilizados para tornar mais rápido e eficaz o processo de desinfecção das ruas, os aparelhos sobrevoam as cidades espirrando produtos de limpeza para fazer com que o vírus seja eliminado das superfícies, e também estão sendo utilizados em alguns países para realizar coletas e entregas de exames médicos e transportar demais materiais hospitalares necessários em áreas com alto risco de contaminação.



Partindo dos drones aos robôs, a empresa chinesa Pudu Technology desenvolveu robôs com o objetivo de distribuir refeições em hospitais do país, facilitando o dia a dia das equipes de médicos e enfermeiros nos hospitais em meio à crise. A empresa CloudMinds não ficou de fora e doou 14 humanoides para o hospital de campanha de Wuchang, na província de Hubei – China. Os robôs medem a temperatura dos pacientes, entregam refeições, desinfetam as instalações e ainda são capazes de interagir com as pessoas.


Como auxílio para a detecção de pessoas infectadas, embora não seja obrigatório devido à baixa efetividade na identificação dos casos por detectar apenas pessoas que já estejam manifestando os sintomas do Coronavírus, muitos aeroportos nacionais e internacionais contam agora com equipamentos de scanner térmicos para identificar passageiros com temperatura corporal superior a 37,5°C.


No Brasil, devido à ainda grande movimentação de pessoas em diversas estações de metrô, câmeras que medem a temperatura corporal estão instaladas em algumas estações do estado da Bahia, no início do mês de Junho. De acordo com o Diretor Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia, o sensor identifica o calor corporal da pessoa e sinaliza no sistema de câmeras e vídeos as que estejam com sintomas de febre. Após a sinalização, as pessoas são abordadas e convidadas a se dirigirem à sala de primeiro socorros das estações, onde recebem informações de segurança e fazem um teste rápido de detecção de Covid-19. Embora este método tenha a mesma limitação do procedimento implantando em diversos aeroportos, como mencionado no parágrafo anterior, é eficaz para a identificação de pessoas que estejam infectadas pelo Coronavírus e já estejam na fase sintomática.


Os smartphones se tornaram aliados ainda maiores em tempos de isolamento social. Empresas dos mais diversos segmentos impulsionaram seus sites e aplicativos móveis de forma a atender as demandas da população. Instituições financeiras não ficaram para trás, permitindo que a maior parte das necessidades dos clientes pudesse ser atendida virtualmente, sem a necessidade de comparecimento presencial, diminuindo assim o risco de contaminação com o Coronavírus. Foram criadas campanhas de incentivo incluindo também passo a passo de utilização dos recursos digitais (em sua maioria, já disponibilizados antes da pandemia) em substituição aos procedimentos que eram feitos de forma presencial por muitas pessoas.


Grande parte das instituições de ensino apostou em aulas virtuais para tornar possível a continuidade do ano letivo. Utilizando como exemplo a já conhecida modalidade EAD, escolas e universidades com aulas presenciais adaptaram suas metodologias de ensino ao formato digital, fazendo uso de portais de acesso na internet que possibilitam aos professores e estudantes a continuidade de sua rotina escolar sem a necessidade da presença física de ambos em uma sala de aula.


Em relação aos planos de saúde, as operadoras de saúde nacionais estão fazendo uso da “Telemedicina”. Trata-se de uma especialidade que disponibiliza assistência médica online ou por ligação telefônica para os pacientes, através de aparelhos tais como celular, tablet e computador. A telemedicina torna possível a comunicação com médicos e enfermeiros através de um dispositivo eletrônico, podendo o paciente sanar todas as dúvidas e receber as devidas orientações, sendo o mesmo direcionado ao atendimento presencial apenas se houver a real necessidade. A telemedicina tem servido de grande ajuda em tempos de pandemia, pois permite ao paciente ter o atendimento sem que seja necessário sair de sua casa, evitando assim o contato com outras pessoas.


Não nos restam dúvidas de que a tecnologia é uma grande aliada nas mais diversas situações se utilizada corretamente e com boas intenções.



 

"...Como um gesto de solidariedade em doar uma pequena quantidade do próprio sangue, os doadores contribuem para o salvamento da vida de muitas pessoas que se necessitam de tratamentos ou intervenções médicas que requerem a utilização do sangue para serem bem sucedidas...."


Como Ficam os Planos de Saúde Durante o COVID-19?


"...Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, todos tem se mobilizado em prol da segurança e saúde dos brasileiros. Ficando em casa, usando máscaras de proteção, evitando aglomerações, e lavando sempre as mãos, juntos, estamos todos em combate contra o coronavírus..."

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