Buscar

Dúvidas Sobre o Coronavírus

Atualizado: Jul 10


Com o surgimento da pandemia causada pelo CoronaVírus, é esperado que notícias falsas sejam compartilhadas, podendo causar atitudes incorretas de medidas de prevenção, e até mesmo a acidental exposição ao vírus. Com o objetivo de transmitir as informações corretas e confiáveis, reunimos para você as principais perguntas e dúvidas relacionadas ao novo Coronavírus.


O que é Coronavírus?


Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias, conhecida desde 1960. O novo agente do coronavírus (SARS-COV-2) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China, causando a doença chamada de COVID-19.


Quais são os sintomas da infecção pelo CoronaVírus?


Os sintomas mais comuns e recorrentes são:


  • Tosse (em sua maioria, seca);

  • Febre.


Os sintomas mais graves são:


  • Dificuldade respiratória aguda;

  • Insuficiência renal.


Outros possíveis sintomas são:


  • Inflamação na garganta;

  • Diarréia;

  • Corisa;

  • Dores no corpo.


Os sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos com um resfriado e outras doenças respiratórias.


O que fazer ao perceber sintomas?


É recomendado que a pessoa que apresentar sintomas gripais iniciais deve evitar o contato físico com outras pessoas e ficar em casa por 14 dias. Ao notar falta de ar ou febre persistente, deve ser procurado o atendimento médico. Tal atitude evita que pessoas não infectadas pelo CoronaVírus sejam infectadas ao sair de casa em busca de atendimento médico presencial.


Como o Coronavírus é transmitido?


A transmissão ocorre de uma pessoa infectada para outra através de:


  • Toque do aperto de mão;

  • Gotículas de saliva;

  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Disponível em: Ministério da Saúde.


Como se proteger do Coronavírus?


Para a prevenção da infecção, deve haver com frequência a higienização das mãos até a altura dos punhos, utilizando água e sabão, ou álcool em gel 70% e evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tossir e espirrar, a boca e o nariz devem ser cobertos com um lenço ou com o braço, e não com as mãos.

Devem ser evitados os cumprimentos que envolvem contato físico, tais como aperto de mãos e abraços. Também deve ser evitada a circulação na rua, sendo recomendado que todas as pessoas fiquem em casa o máximo de tempo possível nos dias atuais, mantendo o ambiente limpo e ventilado. Caso seja necessário sair, é recomendada a utilização de máscaras faciais e deve ser mantida uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando, e pelo menos 1 metro de outras pessoas.


Qual a diferença entre CoronaVírus e Covid-19?


Covid-19 é a doença causada pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2).


As máscaras faciais não-hospitalares de fato protegem?


O coronavírus pode ser espalhado por gotículas que ficam suspensas no ar quando pessoas infectadas falam, tossem ou espirram. As máscaras atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o contato direto dessas gotículas com o sistema respiratório. As máscaras faciais não-hospitalares não permitem uma total proteção contra infecções, porém, reduzem a possibilidade de contraí-las.


Como devo confeccionar e utilizar uma máscara facial caseira?


A máscara facial caseira deve ter pelo menos duas camadas de pano, como algodão ou tricoline ou TNT, ter uso individual e cobrir toda a região da boca e nariz.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária elaborou um documento com orientações para a confecção e uso correto da máscara caseira, clique aqui para acessar o documento.


O Coronavírus pode sobreviver em superfícies?


Sim. Embora não seja certo o tempo que o CoronaVírus pode sobreviver em superfícies, estudos indicam que o mesmo pode ficar vivo em superfícies por horas ou dias, a depender das condições do local. Por este motivo é importante evitar tocar em superfícies comuns ao sair de casa.


Existem grupos de pessoas mais vulneráveis ao CoronaVírus?


Sim, pessoas com idade mais elevada e condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) estão mais vulneráveis a desenvolver casos mais graves de COVID-19.


Qual o tempo de incubação do vírus?


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das estimativas do período de incubação do novo coronavírus varia de 1 a 14 dias, sendo o período de 5 dias o mais comum para o início das aparições dos sintomas.


Beber água de 15 em 15 minutos cura a infecção?


Não, a ingestão de água não irá curar a infecção, no entanto, é altamente recomendado manter o corpo hidratado para entre outras coisas, ajudar a fortalecer o sistema imunológico.


Exposição diária ao sol cura a infecção?


Não, não há qualquer comprovação científica de que a exposição ao sol ou a ingestão de vitamina D podem curar ou prevenir a infecção.


Há vacina contra a Covid-19?


Não, até o momento, não há uma vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus, no entanto, diversos países já trabalham para o desenvolvimento de uma vacina e alguns deles já iniciaram testes experimentais.


Não encontrou sua pergunta aqui? Por favor deixe seu comentário e lhe responderemos o quanto antes.


#CuidamosDissoPraVocê


Como Ficam os Planos de Saúde Durante o COVID-19?


"...Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, todos tem se mobilizado em prol da segurança e saúde dos brasileiros. Ficando em casa, usando máscaras de proteção, evitando aglomerações, e lavando sempre as mãos, juntos, estamos todos em combate contra o coronavírus..."

Ler Mais


Como a Tecnologia Nos Ajuda em Tempos de Pandemia?


"...Com o passar dos anos, a tecnologia tem evoluído e ficado cada dia mais próxima, conveniente, necessária e querida pelas pessoas, a ponto de estar presente na maioria das atividades cotidianas, e não poderia ser diferente quando o assunto é CoronaVírus..."

Ler Mais

197 visualizações
  • social_media-03
  • social_media-01
  • social_media-02

R. Eng. Ubaldo Gomes de Matos, 53 - Sala 31

Edf. Dormar - Santo Antônio, Recife - PE

50010-907

.

.

© 2020 3W Holding . Todos os direitos reservados

3W Corretora de Seguros LTDA ME   -   CNPJ:21.275.212/0001-51

____

Empresa Certificada

Eleita uma das 10 melhores Corretoras de Seguros do Brasil em 2018 pela Extramed Administradora de Benefícios