Buscar

Uso Adequado de Máscaras Faciais Durante a Pandemia


Diferente da cultura oriental, na cultura ocidental as pessoas não são habituadas a usar máscaras faciais no dia a dia, no entanto, essa atitude precisou ser adotada de maneira não gradual devido à pandemia da Covid-19. Considerando que uma das formas de contágio do Coronavírus é através do contato de gotículas presentes no ar, como resultado da fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada, com a boca ou o nariz de uma pessoa não infectada, é importante o uso de máscaras faciais, para que exista uma barreira impedindo estas gotículas de alcancem o sistema respiratório humano, ou evitando que as gotículas sejam espalhadas pelo ar, quando usada por uma pessoa infectada.


Há diferentes tipos de máscaras faciais disponíveis, as mais efetivas em proteção são as máscaras cirúrgicas ou N-95, utilizadas em ambiente hospitalar, e há também as máscaras de tecido ou máscaras caseiras, que são utilizadas pela grande maioria da população. Conforme já abordado anteriormente no tema “Dúvidas Sobre o Coronavirus”, as máscaras caseiras não oferecem um nível alto de proteção se comparadas com as máscaras hospitalares, no entanto, exercem a função de uma barreira, mesmo que com efetividade inferior, e são suficientes para a proteção na maioria dos ambientes, se confeccionadas e utilizadas de maneira correta, com a higienização adequada e junto às outras medidas de prevenção ao Coronavírus, como a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70% e a distância de pelo menos 1 metro das demais pessoas e pelo menos 2 metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando, mesmo que estas estejam utilizando máscara.

Para fornecer o mínimo de proteção, as máscaras caseiras devem ser confeccionadas com pelo menos duas camadas de tecido (o qual é recomendável que seja algodão, pois não causa irritações à pele).


Quanto ao uso, tanto as máscaras de tecido quanto as máscaras hospitalares não devem ser utilizadas abaixo do nariz, cobrindo apenas a ponta do nariz ou com o queixo descoberto, deve também ser evitado abaixar a máscara ao queixo quando a mesma não estiver sendo utilizada, ao invés disso, é aconselhável removê-la. As máscaras devem ser ajustadas ao rosto de forma que não fiquem espaços abertos e cubra completamente o nariz e a boca. As máscaras de tecido devem ser substituídas a cada 3 horas, por isso é recomendado levar mais de uma máscara ao sair de casa.


Se houver a percepção de humidade, danos ou sujeira na máscara, a mesma deve ser substituída imediatamente, mesmo antes das 3 horas de uso. É recomendada a higienização das mãos antes de colocar, ajustar ou remover a máscara.

Sobre a higienização das máscaras de tecido, a Anvisa recomenda que as mesmas devem ser lavadas separadas das demais roupas, com água corrente e sabão, e em seguida devem ser deixadas de molho por cerca de 30 minutos em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para cada um litro de água, e em seguida deve ocorrer o enxague. Após a lavagem, é necessário deixar as máscaras secarem e em seguida passá-las com um ferro quente.



Sobre o descarte, é recomendado que uma máscara caseira seja descartada após 30 lavagens. Já as máscaras de TNT ou N-95 nunca devem ser lavadas e sim descartadas após o uso. Todas as máscaras não devem ser descartadas em lixeiras destinadas à reciclagem, caso você se encontre em um ambiente hospitalar, haverá uma lixeira específica para materiais infectados.


É recomendada a utilização das máscaras sempre que for necessário sair de casa, inclusive em condomínios ou prédios onde há a presença de elevadores e corredores, pois normalmente há circulação de pessoas nestes lugares e, mesmo que estejam vazios em determinado momento, podem haver gotículas no ar de alguém que esteve no mesmo local pouco antes da sua chegada.


Embora a máscara impeça o contato das mãos com o nariz e a boca, é importante lembrar de evitar tocar também os olhos quando estiver fora de casa, sem antes higienizar as mãos corretamente. É importante lembrar também que as máscaras são de uso exclusivamente individual e não devem ser compartilhadas com outras pessoas.

Seguindo as medidas de prevenção, podemos reduzir a disseminação do vírus, contribuindo assim para o fim da pandemia.


#CuidamosDissoPraVocê



Como a Tecnologia Nos Ajuda em Tempos de Pandemia?


"...Com o passar dos anos, a tecnologia tem evoluído e ficado cada dia mais próxima, conveniente, necessária e querida pelas pessoas, a ponto de estar presente na maioria das atividades cotidianas, e não poderia ser diferente quando o assunto é CoronaVírus..."

Ler Mais


Dúvidas Sobre o Coronavírus


"...Com o objetivo de transmitir as informações corretas e confiáveis, reunimos para você as principais perguntas e dúvidas relacionadas ao novo Coronavírus..."

Ler Mais

20 visualizações
  • social_media-03
  • social_media-01
  • social_media-02

R. Eng. Ubaldo Gomes de Matos, 53 - Sala 31

Edf. Dormar - Santo Antônio, Recife - PE

50010-907

.

.

© 2020 3W Holding . Todos os direitos reservados

3W Corretora de Seguros LTDA ME   -   CNPJ:21.275.212/0001-51

____

Empresa Certificada

Eleita uma das 10 melhores Corretoras de Seguros do Brasil em 2018 pela Extramed Administradora de Benefícios