top of page

Como Pagar Mais Barato no Plano de Saúde

Atualizado: 20 de out. de 2020


É comum recebermos ligações de Corretores de Planos de Saúde e, muitos de nós, acabamos por não dar ouvidos e demonstramos total desinteresse em ouvir mais a respeito daquilo que é mais importante nas nossas vidas: nossa própria saúde.

Muitas destas vezes, o que temos é a oportunidade de pensar em nosso bem-estar e na saúde e qualidade de vida da nossa família, mas muitos deixam esta oportunidade passar despercebida simplesmente pela falta de informação.


Muitas pessoas não conhecem as diversas opções e possibilidades de contratação de um Plano de Saúde, e acabam por muitas vezes optando por produtos caros e/ou que não satisfazem sua real necessidade.


Resumidamente, existem 3 maneiras diferentes de contratar um plano de saúde: 1. Planos Individuais; 2. Planos Coletivos por Adesão e 3. Planos Coletivos Empresariais. Em cada uma destas categorias, as opções ainda se dividem em diversas operadoras de saúde. Cada operadora possui pelo menos dois produtos diferentes, algumas possuem até mais de 10 opções de produtos à escolha do beneficiário para análise e contratação de acordo com a real necessidade de cada um. Pode ser uma insatisfação com o preço, rede credenciada, coberturas, abrangência geográfica, mas nem todo mundo já parou para analisar qual dessas tantas opções valem mais à pena financeiramente para cada caso.


Normalmente, as opções menos custosas são os Planos Coletivos Empresariais, estas que ainda são divididas em tabelas até 29 beneficiários e tabelas até 99 beneficiários, sendo possível a negociação de preço e sinistralidade para contratos empresariais a partir de 100 beneficiários. Cada operadora possui sua regra de contratação, de preço, de tabela, e a melhor maneira de decidir o que contratar é buscando entender qual produto realmente vai suprir as suas necessidades.


Os Planos Coletivos por Adesão seguem regras de contratação de acordo com contrato firmado entre a Operadora de Saúde e a Administradora de Benefícios, sendo esta última a responsável por gerenciar toda a parte financeira e administrativa do plano, além de abrir as possibilidades de contratação por categoria profissional em Entidades de Classe Profissionais.


Cada caso é um caso. Cada pessoa, cada empresa, cada família tem a sua necessidade e vale buscar investir em sua saúde no lugar certo.

928 visualizações
bottom of page