top of page

Combate ao Colesterol Alto

Atualizado: 28 de jul. de 2021


Colesterol é um tipo de gordura (ou lipídio) produzida pelo organismo que é fundamental para a formação dos neurônios e faz parte da estrutura celular presente nos nervos, músculos, pele, coração, fígado e intestinos, além de ter participação na produção de hormônios. Embora seja sempre visto como algo negativo, o colesterol em si não é algo negativo, mas sim o excesso dele, chamado de “dislipidemia” que pode causar diversas complicações cardiovasculares, podendo levar a óbito por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.


Através do sangue, o colesterol é transportado estando ligado a diferentes tipos de lipoproteínas, LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade) e HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade).


As Lipoproteínas de Baixa Densidade são responsáveis pelo transporte do colesterol produzido pelo fígado até as células, onde haverá sua utilização. Se houver uma sobrecarga de LDL na circulação sanguínea, sem o devido aproveitamento por parte das células, será aumentado o risco de entupimento das artérias por gordura, situação conhecida como “aterosclerose”. Por este motivo, LDL é conhecido como “mau colesterol”. Por outro lado, existem as Lipoproteínas de Alta Densidade, que retiram o excesso de colesterol da circulação e o levam de volta ao fígado, que posteriormente remove esta gordura do organismo. Por este motivo, HDL é conhecido como o “bom colesterol”.


De onde vem o colesterol?


Estima-se que 30% do colesterol presente no sangue é proveniente da alimentação, e os 70% restantes são produzidos pelo fígado. Se consumidos com frequência alimentos com altos níveis de gorduras saturadas e gorduras trans, há uma grande possibilidade de ocorrerem alterações dos níveis de colesterol partindo de um nível saudável para um nível de alerta.


Não apenas a alimentação, mas também fatores genéticos influenciam diretamente nos níveis de colesterol presentes no organismo. Uma pessoa com alimentação saudável e peso ideal pode também sofrer de alteração no nível de colesterol, caso esta condição venha de forma hereditária. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e excesso de peso também contribuem para o desequilíbrio do nível de colesterol.


Diagnóstico


O nível de colesterol costuma ser verificado em exames de rotina, pois se trata de uma enfermidade silenciosa.


Sintomas


Os sintomas normalmente são identificados quando outras doenças começam a surgir e juntamente com elas, os seus sinais. Sintomas tais como palpitação, falta de ar e dor do peito são sinais de doenças causadas pelo alto nível de colesterol.


Prevenção e tratamento


Manter uma alimentação adequada e uma dieta balanceada são as melhores formas de prevenção que podem ser adotadas por todos, por isso, é recomendado que seja observada a quantidade de gorduras prejudiciais que estão presentes nos alimentos que fazem parte do seu dia a dia, tentando reduzi-las ao máximo possível, e além disso, estar adepto à praticas de atividades físicas, assim como manter os exames de rotina periodicamente.


Casos em que o nível de colesterol não puder ser reduzido com atividades físicas, mudanças no estilo de vida e alimentação adequada, é necessário iniciar o uso contínuo de medicamentos propriamente indicados pelo profissional de saúde que avaliar o caso.


Você tem alguma dúvida sobre o colesterol que não foi respondida neste post? Caso positivo, deixe seu questionamento nos comentários e responderemos o quanto antes.




 

Já Existe Uma Vacina Contra o Coronavírus?


"...Embora ainda não se possa dizer que uma das 141 vacinas em desenvolvimento que foram cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) é completamente adequada e está aprovada para uso, mais de uma delas obteve sucesso após a segunda fase de testes..."


Tipos de Hepatites Virais


"...Hepatites virais são infecções que atingem o fígado, podendo ir de um leve a um grave problema de saúde. Há diferentes tipos de Hepatite, reunimos para você informações sobre cada uma delas, juntamente com suas formas de transmissão, de prevenção e tratamento...."

9.256 visualizações
bottom of page