Buscar

A Importância da Psicologia


Em muitos momentos da vida, podemos sentir que precisamos de uma orientação pessoal, de um guia, de uma saída, de ajuda para lidar com problemas ou algum sentimento que nos incomoda.


A psicologia (termo que significa “estudo da alma”) é uma ciência que estuda o comportamento e a mente e subjetividade humana, com o objetivo de poder ajudar as pessoas psicologicamente das mais diversas formas, seja ajudá-las a compreender o que estão sentindo, ajudá-las a enxergar uma saída para determinado problema ou situação que estão vivendo, ou ajudá-las a se sentirem melhor consigo mesmas e com as outras pessoas e ambiente ao redor, e principalmente, ajudá-las a encontrar respostas.


Embora tenha um objetivo central, a psicologia possui diversas áreas de atuação, com características diferentes, a mais comum é a psicologia clínica, a qual ajuda a resolver questões emocionais e comportamentais, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. De forma resumida, algumas outras áreas de atuação da psicologia são:


  • Psicologia Educacional: Atua no processo de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas no ambiente escolar.

  • Psicologia Esportiva: Busca melhorar a qualidade de vida e a qualidade do desempenho atlético;

  • Psicologia Forense: Esta área da psicologia corresponde à avaliação psicológica em processos judiciais, questões legais, civis e criminais.

  • Psicologia Organizacional: Atua em problemas ligados à gestão de recursos humanos em uma organização, para um melhor desempenho das pessoas no ambiente de trabalho.

  • Psicologia Hospitalar: Lida coma saúde mental de pacientes que apresentam distúrbios psicológicos como consequência do quadro de saúde em que se encontram. Também presta apoio psicológico aos familiares dos pacientes e aos profissionais de saúde.


O atendimento clínico psicológico ocorre através da chamada Psicoterapia, que consiste em sessões (em sua maioria, semanais), onde há a conversação e o acompanhamento do estado de cada paciente, com o objetivo de ajuda-lo a caminhar para uma melhor qualidade de vida. As sessões de psicoterapia permitem aos pacientes o aumento do campo de visão e abrem as portas para o autoconhecimento e compreensão sobre si, sobre os outros, sobre o mundo ao redor e sobre diversas situações que podem acontecer na vida de cada ser humano, além de ser essencial para o tratamento de distúrbios mentais. Falando nisso, você já leu o nosso post sobre a campanha Setembro Amarelo? Se ainda não leu, sinta-se à vontade para dar uma olhada ao clicar aqui, mas não se esqueça de retornar a este texto quando finalizar.


O ponto a ser destacado é a metáfora do jovem rapaz com uma venda sobre os olhos fortemente amarrada que o impede de enxergar os obstáculos, beira do caminho que o levará à queda, e o início da montanha, em outras palavras, a sua “saída”. A venda é um símbolo representando os transtornos mentais, os quais impossibilitam o rapaz de encontrar uma saída ou solução para o seu problema, e ele não a percebe, ou se percebe, tem muita dificuldade de removê-la sozinho. Onde a psicologia entra nessa historia? A ajuda psicológica fará com que a venda seja removida gradativamente e os olhos dele sejam abertos podendo enxergar a solução ao problema que às vezes está próxima de ser alcançada, mas os transtornos mentais impedem que isso aconteça.


Em casos de transtornos mentais, um psicólogo é o profissional de saúde indicado a fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento da forma que for adequada à pessoa e ao momento em que está passando.


Mas não se engane, não é apenas em casos de transtornos mentais que se deve buscar ajuda psicológica. Infelizmente ainda há pessoas que negligenciam ou subestimam a importância da saúde mental, mas, principalmente nos dias atuais nos quais somos bombardeados de informações e cobranças de todos os lados, nós passamos por situações que afetam o nosso psicológico e podemos precisar deste tipo de ajuda para enfrentá-las.


Tanto na infância, quanto na adolescência e na vida adulta, é importante cuidar da saúde mental e resolver problemas psicológicos para um melhor relacionamento consigo mesmo, com as pessoas ao redor e com o ambiente. E para que isso aconteça, o atendimento psicológico por um profissional de saúde que poderá lhe compreender e ajuda-lo a lidar com as situações é a melhor opção.

#CuidamosDissoPraVocê


Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo) "...Estima-se que aproximadamente 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados se as vítimas tivessem recebido ajuda tanto de profissionais quanto de pessoas ao redor, mas para que as pessoas recebam a ajuda necessária e cada vez mais casos de suicídio não venham a acontecer, é necessário que todos tenham um melhor entendimento sobre..." Ler Mais

Prevenção à Trombose "...Você já ouviu falar sobre a trombose? Talvez já tenha visto ou ouvido falar, mas pode não ter relacionado os sintomas à doença. A trombose é o desenvolvimento de um coágulo (ou trombo) dentro de uma ou mais veias, em geral, dos membros inferiores do corpo. Esse coágulo causa o entupimento do vaso, dificultando e até bloqueando o fluxo sanguíneo..." Ler Mais

49 visualizações
  • social_media-03
  • social_media-01
  • social_media-02

R. Eng. Ubaldo Gomes de Matos, 53 - Sala 31

Edf. Dormar - Santo Antônio, Recife - PE

50010-907

.

.

© 2020 3W Holding . Todos os direitos reservados

3W Corretora de Seguros LTDA ME   -   CNPJ:21.275.212/0001-51

____

Empresa Certificada

Eleita uma das 10 melhores Corretoras de Seguros do Brasil em 2018 pela Extramed Administradora de Benefícios