top of page

Como Evitar a Febre Amarela?



Pode ser surpreendente saber que há uma variedade de doenças que podem ser transmitidas por mosquitos, estas doenças muitas vezes causam sintomas graves e podem ser fatais se não houver tratamento a tempo.


O que vem à sua mente quando você ouve as palavras “Aedes aegypti”? Você pensou em dengue, não foi? O nome deste mosquito é comumente associado à dengue devido aos surtos da doença que ocorreram há um tempo atrás e a massiva distribuição de orientações para evitar a proliferação do mosquito, afim de controlar e reduzir os casos de dengue, que pode vir a ser uma doença fatal. Mas a dengue, embora seja a principal, está longe de ser a única doença transmitida por este mosquito, e a febre amarela, a qual abordaremos neste artigo, é uma delas.


O Aedes aegypti, no entanto, também não é o único mosquito a transmitir a doença, mas antes de abordarmos mais a fundo sobre os mosquitos transmissores, vamos entender um pouco melhor sobre a doença em si e o que ela causa no organismo.


A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus febricis, que pertence à família Flaviviridae.


Lembrete: Arbovírus são vírus transmitidos por mosquitos.


Após a picada do mosquito infectado, o vírus leva cerca de 3 a 6 dias em período de incubação no organismo humano e os seguintes sintomas aparecem na fase inicial da doença:


  • Febre;

  • Dor no corpo (principalmente na região das costas);

  • Náuseas;

  • Vômitos;

  • Fraqueza;

  • Cansaço.


Algumas pessoas não apresentam sintomas, e na maioria dos casos que apresentam, os sintomas desaparecem após 3 ou 4 dias. Parte das pessoas que desenvolveram os sintomas iniciais (cerca de 15%) apenas aparentam ter melhorado, mas após algumas horas ou um dia com ausência dos sintomas, a febre retorna e a pessoa passa a apresentar uma forma grave da doença, na qual vários órgãos do corpo são atingidos, principalmente o fígado e os rins. Neste estágio, outros sintomas aparecem:


  • Febre;

  • Urina escura;

  • Dor abdominal;

  • Vômitos;

  • Hemorragia (principalmente partindo do trato gastrointestinal).


Se uma pessoa vai ou não desenvolver a fase grave da doença, dependerá da resposta imunológica de cada um, da condição de saúde e demais fatores relacionados.


Na fase grave, é comum que a pessoa apresente icterícia, que é a tonalidade amarelada na pele e nos olhos, por isso o nome “febre amarela”, além disso, podem ocorrer sangramentos na boca, no nariz, nos olhos e também no estômago.


O choque e a falência de múltiplos órgãos são possíveis consequências nesta fase da febre amarela, estima-se que 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a fase grave da doença não sobrevivem. É importante que aconteça a busca por atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas.


A febre amarela é uma doença endêmica (se manifesta principalmente em uma região específica), e no Brasil, a região afetada é a região amazônica e, ocasionalmente, a região extra-amazônica.


A transmissão da febre amarela é classificada de duas formas:


  • Silvestre;

  • Urbana.


A partir dessas classificações, entram em cena os mosquitos transmissores que falamos anteriormente.


Se a transmissão ocorre em áreas rurais ou florestais (silvestre), o vírus pode ser transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que têm hábitos silvestres. Neste cenário, o hospedeiro do vírus é o macaco e não o ser humano, os mosquitos se tornam transmissores ao picarem macacos infectados e assim disseminam o vírus ao picarem outros macacos. Pessoas passam a ser infectadas quando entram no ambiente silvestre.


Quando uma pessoa infectada em ambiente silvestre retorna ou vai para o ambiente urbano e é picada pelo mosquito Aedes aegypti, este mosquito se torna infectado e passa a transmitir a o vírus para outras pessoas na cidade.


Observe o processo de transmissão do vírus de forma resumida abaixo:



Curiosidade: O vírus não pode ser transmitido de um macaco diretamente para uma pessoa, e nem de uma pessoa para outra, a transmissão ocorre apenas com a presença do mosquito.


O diagnóstico de febre amarela tende a não ser fácil, pois os sintomas iniciais podem facilmente ser confundidos com outras doenças. A confirmação do diagnóstico é feita através dos seguintes exames:


  • RT-PCR (para detecção do vírus em estágio inicial);

  • ELISA e PRNT (para a detecção de anticorpos em estágios mais avançados).


Ao comparecer ao atendimento médico com sintomas da doença, é importante que o paciente informe ao médico se reside ou esteve em áreas de risco de febre amarela, assim como se é vacinado ou não, e, em caso positivo, há quanto tempo foi vacinado.


Não existem medicamentos contra a febre amarela, o que significa que o tratamento é feito de forma a tratar os sintomas e a manter o paciente hidratado, com pressão arterial controlada, em repouso e sob observação. Estes cuidados tendem a contribuir para uma melhor recuperação.


Em casos mais graves, os pacientes são atendidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de forma a reduzir as complicações e também o risco de óbito.


A melhor forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação, pessoas que residem ou planejam visitar áreas de risco devem se vacinar contra a doença. A vacina é segura, raramente causa efeitos colaterais graves e apenas uma dose é necessária para que uma pessoa fique permanentemente imunizada.


O Ministério da Saúde alerta que a vacina deve ser recebida ao menos 10 dias antes de a pessoa estar em um local de risco, além disso, crianças com idade inferior a 9 meses não recebem a vacina, para elas, é indicado o uso cuidadoso de repelente e mosquiteiros.


Locais com florestas, matas e rios, onde os hospedeiros e mosquitos transmissores podem viver são considerados áreas com recomendação de vacinação. Confira aqui a lista de municípios que fazem parte destas áreas com recomendação, pelo Ministério da Saúde. Na lista, estes municípios podem ser identificados pela legenda à direita (ACRV) e cor de fundo destacada.


Evitar a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti também é uma ação preventiva da doença em áreas urbanas. Além disso, se você estiver viajando ou residir em áreas com recomendação de vacinação e observar macacos mortos, é importante comunicar às autoridades sanitárias locais, pois a mortalidade de macacos pode indicar que a doença está circulando ativamente naquela região e este aviso pode ajudar a intensificar o cuidado com as pessoas e reduzir possíveis infecções.


Fique atento, antes de viajar, se informe com autoridades de saúde se a região ou país para onde você vai viajar recomenda ou exige que você esteja vacinado (a) contra a febre amarela.






 

Entenda sobre a Tuberculose


"...A transmissão da tuberculose ocorre de forma aérea, de pessoa para pessoa, por meio de partículas em forma de aerossóis contendo bacilos que são liberados no ar através da fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada e com tuberculose ativa..."


Prevenção Contra a Gripe H1N1

"...Há pouco mais de uma década atrás, a Organização Mundial de Saúde declarava o surgimento de uma nova pandemia, uma infecção por vírus que atacava o sistema respiratório humano causando muitas vezes complicações graves, podendo ser letais..."

17 visualizações
bottom of page