top of page

O Que Eu Preciso Informar Em Uma Cotação de Planos de Saúde?

Atualizado: 20 de dez. de 2021


É comum que as pessoas iniciem uma solicitação de cotação de plano de saúde com o seguinte pedido:


“pode me enviar a tabela de preços?"


E ao receberem algumas perguntas, muitas acabam não continuando a conversa e desistindo da cotação, por acharem que seria algo mais rápido ou por não quererem passar as informações necessárias.


Nesse artigo, vamos explicar a você que enviar a tabela de preços logo de cara não é o ideal, e nem é possível, pois o consultor, antes de qualquer coisa, precisa verificar a sua elegibilidade a cada tipo de contratação de plano de saúde, o que por si só já afeta e muito os preços e a quantidade de planos de saúde disponíveis para você.


Elegibilidade


Vale lembrar: elegibilidade é o termo utilizado para indicar se você pode ou não contratar determinado plano de saúde por um tipo de contratação, de acordo com os requisitos exigidos por esse tipo de contratação.


Durante a verificação de elegibilidade, o consultor irá perguntar se você tem CNPJ, já que contratar um plano de saúde através de um CNPJ, mesmo que seja MEI, torna mensalidade do plano mais barata em comparação aos outros dois tipos de contratação.


Não tendo CNPJ, o consultor irá perguntar se você tem formação acadêmica, se é estudante, se é funcionário público ou se já é ligado a alguma entidade de classe, tais como associações e sindicatos. Essas perguntas são para verificar se você é elegível a uma contratação coletiva por adesão, que costuma deixar a mensalidade do plano de saúde mais barata que a contratação individual ou familiar.


Não tendo CNPJ e nem sendo elegível a uma contratação coletiva por adesão, sobra então a contratação individual ou familiar, que é mais difícil de encontrar e o preço da mensalidade do plano de saúde fica mais caro em comparação às outras duas formas, porém, é necessário apenas RG, CPF e comprovante de residência para seguir com a contratação.


Mas até agora, você já deve ter percebido que algumas perguntas precisam ser feitas só para descobrir a sua elegibilidade aos tipos de contratação de planos de saúde. Sem essas informações, não é possível informar o preço correto, já que um mesmo plano de saúde de uma mesma operadora têm preços diferentes a depender da forma de contratação utilizada.


Localização geográfica


Além da verificação da sua elegibilidade, o consultor também precisa saber o estado e a cidade onde você reside, pois os preços dos planos de saúde nacionais e regionais de uma mesma operadora são diferentes a depender do estado de residência do cliente. Além disso, o consultor precisa dessa informação para saber quais planos de saúde regionais estão disponíveis para você.


Quantidade de pessoas, idades e grau de parentesco


Depois de confirmada a sua elegibilidade e a cidade e estado onde você reside, o consultor precisará saber quantas pessoas você deseja incluir no plano de saúde, qual o seu grau de parentesco com elas e quais são as idades de cada um.


Por que isso?


A quantidade de pessoas irá afetar o preço final do plano de saúde, já que serão somados os preços individuais de todas as pessoas incluídas para calcular o preço final.


Sabendo disso, temos então a questão da idade e do grau de parentesco com os dependentes. Veja abaixo as respostas a algumas dúvidas frequentes de clientes sobre esses temas:


“É realmente necessário informar ao consultor a minha idade e a idade das pessoas que quero incluir no plano de saúde?”


Sim, isso é necessário porque cada faixa etária tem um preço diferente, isso significa que o preço de um plano de saúde para uma pessoa de 20 anos será diferente do preço desse mesmo plano de saúde para uma pessoa que tem 30 anos, e isso também afeta o preço final do plano.


Se você não informar as idades das pessoas ao consultor, será impossível realizar a cotação.


“O consultor precisa mesmo saber o meu grau de parentesco com as outras pessoas que eu quero incluir no plano de saúde?”


Sim, perguntar o grau de parentesco é necessário, pois, pela lei, cônjuge e filhos podem ser dependentes diretos de uma pessoa que irá ser titular de um plano de saúde, isso significa que essa pessoa poderá incluí-los como dependentes, mas não poderá incluir: pais, tios, sobrinhos, primos e pessoas com outros graus de parentesco.


Curiosidade: Existem operadoras de saúde que são flexíveis quanto à aceitação de dependentes e aceitam pais, irmãos e outros parentes. Mas isso é uma exceção e precisa ser verificada individualmente em cada operadora, nenhuma delas é obrigada a realizar inclusões de dependentes além do que é definido por lei.


Além desse motivo, alguém que tem pouco conhecimento sobre a contratação de planos de saúde pode querer ingressar no plano junto a um amigo, por exemplo, e não é possível incluir um amigo sem grau de parentesco como dependente.


Se o consultor não perguntar sobre o seu grau de parentesco com os dependentes que você deseja adicionar ao seu plano de saúde, há uma maior chance de a contratação não ser efetivada pelo fato de os dependentes não serem aceitos pelas regras da legislação ou da operadora de saúde.


Em caso de planos com contratação empresarial, a situação é um pouco diferente, pois sócios e funcionários também podem ser incluídos no plano de saúde. Se a sua contratação for através de um CNPJ, o consultor irá perguntar o grau de parentesco dos dependentes em relação a você ou o tipo de ligação profissional que cada um tem com a empresa.


Documentação


Agora que você já entendeu a real necessidade de responder às perguntas sobre todos esses assuntos para que possa ser realizada uma cotação adequada e verdadeira, vamos falar de algo que sempre gera desconfiança por parte dos clientes: o envio de documentos.


“Eu preciso enviar meus documentos para receber uma cotação de planos de saúde?”


Não.


Em uma cotação de planos de saúde por contratação individual ou coletiva por adesão, você não precisa enviar documentos antes da contratação. É necessário apenas ter respondido as perguntas do consultor sobre os assuntos mencionados nos tópicos mais acima.


Em uma cotação de planos de saúde através de CNPJ, também não é necessário o envio de documentos antes da contratação, porém, é necessário informar ao consultor o número do CNPJ que você irá utilizar, pois esse dado é fundamental para que o consultor consiga informar a você o preço correto das opções de plano de saúde disponíveis e confirmar que, de fato, o plano que você deseja está disponível para o CNPJ informado.


Os preços dos planos de saúde podem variar (e muito) a depender do tipo de empresa e do estado onde o CNPJ está registrado. Sem o número do CNPJ, o consultor não consegue ter a garantia de informar a você o preço correto.


Se após receber a cotação você decidir contratar um plano de saúde, aí sim será necessário o envio dos documentos correspondentes a cada tipo de contratação, que lhe serão devidamente informados pelo consultor, mas para a cotação apenas, não é necessário o envio de documentos.


Ah, e uma dica importante: se você já tem um plano de saúde no momento que está solicitando a cotação de um novo plano, não deixe de passar essa informação ao consultor, pois é possível que você consiga redução de carências no novo plano de saúde.


Agora que você já sabe o que precisa e o que não precisa para uma cotação de planos de saúde, que tal solicitar a sua?


Solicite já no chat ao lado, estamos à disposição para ajudar você a receber o cuidado com a saúde que você merece!





 

Como um Plano de Saúde Pode Significar Economia e Não Despesa?


"...Em um cenário tão desfavorável, muitos viram a necessidade de reduzir os gastos de forma imediata, e os gastos fixos, tais como a mensalidade do plano de saúde, acabaram indo para o topo da lista..."


Planos de Saúde Regionais e Nacionais


"...Quando você decide contratar um plano de saúde, a depender da operadora que você escolher, você poderá ter mais de uma opção de abrangência geográfica disponível, o que irá interferir diretamente no preço final do plano e também irá determinar se você irá receber atendimento ou não a depender da região onde você estiver quando precisar usar o plano..."

47 visualizações
bottom of page