Buscar

Telemedicina


Um cenário muito comum apresentado em filmes de ficção científica com temática futurista é um mundo onde a tecnologia não só é presente na maioria das atividades humanas, como também realiza grande parte delas de uma forma que não estamos habituados a ver nos tempos atuais. Embora visto na maioria das vezes em forma de ficção, tudo indica que estamos caminhando de forma positiva para um cenário similar nas mais diversas áreas, incluindo a área da saúde.


A Telemedicina, como uma parte da TelesSaúde, surgiu em consequência do aperfeiçoamento do conhecimento científico juntamente com a evolução da tecnologia e abrange as práticas médicas realizadas sem a necessidade da presença física das duas ou mais pessoas no mesmo local. É caracterizada pela utilização de equipamentos tecnológicos como meio de conexão entre médicos e pacientes ou outros profissionais de saúde, possibilitando assim o atendimento ou a transmissão de informações entre eles.


Entre profissionais de saúde, a modalidade é muito útil para a transferência de laudos, resultados de exames e outras informações gerais ou técnicas entre si, de maneira digital e segura, fazendo com que os dados possam ser levados a qualquer lugar instantaneamente, possibilitando assim a redução do tempo de espera em diversas situações, além da possibilidade de conclusão ou continuação de procedimentos médicos em estabelecimentos onde não há a presença de determinado profissional de saúde que é essencial para aquele processo.


A Telemedicina pode ser usada para o treinamento dos profissionais de saúde, como também para a discussão sobre situações clínicas peculiares entre especialistas que se encontram geograficamente distantes, como por exemplo, uma doença rara.


Softwares e sistemas de computadores, tablets ou celulares conectados à internet são os instrumentos mais utilizados para esta troca de informações.


Juntamente ao Machine Learning, ou “Aprendizagem da Máquina” em uma tradução livre, a Inteligência Artificial, que utiliza recursos tecnológicos que consigam reproduzir a capacidade de raciocinar dos seres humanos, também é uma grande aliada da medicina moderna, atuando no auxílio de diagnósticos, no armazenamento de processamento de dados, no cruzamento de imagens e informações, e no auxílio no tratamento dos pacientes.


Além dos benefícios aos profissionais da área de saúde, a Telemedicina também tem subáreas que beneficiam os pacientes de forma direta:


A Teleconsulta, atendimento médico que ocorre de forma remota através de uma chamada telefônica ou videochamada utilizando aparelhos compatíveis, foi amplamente valorizada, utilizada e adotada por diversos hospitais durante o período de quarentena em consequência ao Coronavírus. Este método de consulta tornou possível aos pacientes o acesso ao atendimento médico sem a necessidade do deslocamento para um hospital, o que poderia resultar em uma possível infecção com o vírus devido ao contato com pessoas ou superfícies infectadas durante o trajeto ou dentro do ambiente hospitalar.


O Telemonitoramento permite aos profissionais da área de enfermagem o acompanhamento do processo de tratamento e recuperação dos pacientes crônicos à distância, através de softwares e aparelhos conectados à internet, que enviam periodicamente informações sobre a frequência cardíaca, níveis de oxigênio, temperatura corporal e outros dados dos pacientes definidos de acordo com a doença a ser tratada. Este monitoramento permite que a equipe de acompanhamento entre em contato com o paciente por meios digitais de forma imediata, e faça o envio de novas instruções, alterações a serem aplicadas, ou de uma solicitação de comparecimento a uma unidade médica.


A Telecirurgia, embora pouco utilizada devido a fatores limitantes tais como o financeiro, permite ao paciente ser operado mesmo sem a presença do especialista no local da cirurgia, sendo feito o uso da robótica para a execução com precisão dos comandos feitos por um cirurgião.


Além de levar o atendimento médico a lugares remotos e desprovidos de especialistas, a Telemedicina conecta mais pessoas à saúde e serve de grande apoio aos pesquisadores, que através de bancos de dados virtuais compartilhados, conseguem informações que são de tamanha importância no desenvolvimento de vacinas, medicamentos e no aperfeiçoamento dos procedimentos médicos.


#CuidamosDissoPraVocê



Já Existe Uma Vacina Contra o Coronavírus?


"...Embora ainda não se possa dizer que uma das 141 vacinas em desenvolvimento que foram cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) é completamente adequada e está aprovada para uso, mais de uma delas obteve sucesso após a segunda fase de testes..."

Ler Mais

Derrubada a Liminar Que Obrigava a Cobertura do Exame Sorológico Para o Coronavírus

"...Com a cobertura deste exame, os pacientes teriam acesso ao mesmo de forma gratuita, desde que fosse requisitado por um médico, no entanto, a liminar que tornou obrigatória a cobertura deste exame foi posteriormente derrubada em justiça..."

Ler Mais



42 visualizações
  • social_media-03
  • social_media-01
  • social_media-02

R. Eng. Ubaldo Gomes de Matos, 53 - Sala 31

Edf. Dormar - Santo Antônio, Recife - PE

50010-907

.

.

© 2020 3W Holding . Todos os direitos reservados

3W Corretora de Seguros LTDA ME   -   CNPJ:21.275.212/0001-51

____

Empresa Certificada

Eleita uma das 10 melhores Corretoras de Seguros do Brasil em 2018 pela Extramed Administradora de Benefícios