Buscar

Será Que Esse Boleto É Mesmo Verdadeiro?

Atualizado: Ago 25



Infelizmente existem pessoas com más intenções tentado tirar vantagem e principalmente roubar dinheiro dos outros das mais diversas formas, e uma dessas formas é através da falsificação de boletos de planos de saúde.


Pode acontecer de uma pessoa ou grupo de pessoas que praticam atividades fraudulentas descobrirem de alguma forma que você tem um plano de saúde de determinada operadora e enviarem para você um boleto fraudulento através de um e-mail falso fingindo ser a operadora de saúde ou a administradora de benefícios.


Quando uma pessoa é vítima desse golpe, ela paga o boleto fraudulento e o dinheiro vai diretamente para as pessoas que estão praticando o crime. A pessoa que pagou acha que pagou para a operadora de saúde ou para a administradora de benefícios e depois se surpreende quando o verdadeiro boleto chega em seu e-mail.


Ela entra em contato com a operadora de saúde ou com a administradora informando que já efetuou o pagamento, mas a empresa não consegue identificá-lo. Só então quando o comprovante de pagamento é solicitado é que é descoberta a fraude.


Para ajudar você a não cair nesse golpe, separamos algumas dicas que tornarão ineficazes as tentativas de fraude contra você fazendo uso de uma falsificação do seu boleto de plano de saúde.


1 – Verifique o endereço de e-mail do remetente:


Preste atenção no endereço de e-mail do remetente da mensagem, e principalmente no domínio do endereço de e-mail após o @.


Uma pessoa se passando pela empresa pode alterar o nome do remetente do e-mail falso para o mesmo nome da empresa e confundir você, por isso, fique atento ao endereço de e-mail.


Veja um exemplo abaixo se tratando da operadora de saúde SulAmérica:


Essa operadora envia os boletos dos beneficiários de planos empresariais através do endereço de e-mail:


grp.sousulamerica@sulamerica.com.br


Pessoas podem enviar e-mails falsos se passando pela empresa através de endereços de e-mail como:


grp.sousulamerica@hotmail.com

grp.sousulamerica@vdgsr.com

grp.sousulamerica@sc-fe-35-0sr.com


Ou ainda:


seuboleto@4s547h4g95-5ef.com

pagamentomensal89@gmail.com

boleto@i-ow-fj.com


Importante: Os endereços de e-mails fraudulentos listados acima são apenas exemplos, não se limite a eles, existe uma imensa quantidade de endereços falsos que são utilizados por golpistas.


Embora essa verificação seja uma das principais, existem hackers que conseguem camuflar até mesmo o domínio de e-mail na visualização principal da mensagem, por isso, outras etapas de verificação também são necessárias em conjunto com essa.


2 – Verifique o conteúdo do e-mail:


Recebeu um e-mail supostamente da sua operadora de saúde ou da administradora de benefícios pedindo para confirmar dados pessoais e atualizar sua senha para poder receber o boleto, com um link logo em seguida? Desconfie.


O link pode levar você para um site falso imitando o site original que pode fazer você digitar sua senha atual e roubar suas informações. Uma vez com suas informações, essas pessoas podem fazer tentativas de contato se passando pela verdadeira empresa e ganhar sua confiança para fazer você pagar um falso boleto ou fazer uma transferência bancária fraudulenta.


Esses links também podem levar à instalação de algum tipo de vírus em seu computador e roubar informações, incluindo informações bancárias.


Se você receber um e-mail relacionado ao seu plano de saúde e ficar em dúvida se é verídico ou não, não responda ou clique em algum link, encaminhe-o para o e-mail de atendimento da operadora ou administradora e aguarde a confirmação.


Lembre-se: as empresas não pedem dados sensíveis como sua senha por e-mail, ligação, mensagem no WhatsApp ou SMS.


3 – Busque a segunda via do boleto apenas em fontes oficiais:


Precisa da segunda via do boleto? Pegue o documento apenas através dos meios de comunicação oficiais da operadora de saúde ou da administradora de benefícios.


Se você pesquisar no Google ou em outro buscador, pode encontrar vários sites dizendo ser a empresa que você está procurando, principalmente se for uma empresa grande e conhecida. Se você clicar em qualquer site que for exibido na busca sem atenção, pode acabar entrando em um site falso e digitar seus dados. Assim como através do link que falamos mais acima, além de capturar suas informações de login e senha, esses sites podem então gerar um boleto falso e induzir você a pagá-lo, roubando assim o seu dinheiro.


Da mesma forma que pessoas podem enviar e-mails falsos se passando por uma empresa, também podem criar contas falsas no WhatsApp e usar uma imagem da empresa para fingir ser a mesma e se comunicar com os clientes para praticar atividades fraudulentas, por isso, quando precisar de uma segunda via do boleto de pagamento, tenha a certeza de estar entrando no site oficial da operadora de saúde ou administradora, ou de estar se comunicando com conta oficial dessa empresa no WhatsApp ou E-mail.


4 – Verifique os dados na página de pagamento do seu banco:


Como quase todas as pessoas têm conta bancária, é muito fácil e prático realizar pagamentos hoje em dia com segurança e praticidade através de um computador ou smartphone compatível, sem sair de casa.


Uma etapa muito importante para confirmar a veracidade de um boleto é analisar as informações de razão social e CNPJ da empresa que estará recebendo o pagamento. Essas informações podem e devem ser verificadas no próprio boleto e principalmente na página de pagamento do aplicativo do seu banco.


Se o boleto está em nome da sua operadora de saúde ou da administradora de benefícios, dizendo ser tratar da mensalidade do seu plano, e na página de pagamento do banco são exibidos uma razão social e um CNPJ diferentes dos dados oficiais dessas empresas, não prossiga com o pagamento, ao invés disso, feche a página, entre em contato imediatamente com a operadora de saúde ou administradora de benefícios para análise e confirmação de fraude.


É importante também explicar para o suporte da operadora ou administradora de que forma você recebeu aquele boleto com CNPJ e razão social do recebedor do pagamento diferentes dos oficiais, por:


  • Encaminhar o boleto;

  • Informar o endereço de e-mail ou número de celular (WhatsApp) que lhe enviou o boleto;

  • Encaminhar o e-mail ou capturas de tela da conversa no WhatsApp;

  • Informar o link do site por onde você conseguiu aquele boleto.


Importante: Essa é a medida de segurança mais indispensável, pois verificar os dados com atenção na página de pagamento do banco praticamente impede esse golpe, pois mesmo que quem praticou a fraude tenha disfarçado as informações no e-mail, no WhatsApp e no boleto, o aplicativo do seu banco irá exibir os dados de quem realmente irá receber o pagamento, daí então você consegue verificar a veracidade ou não daquele documento.


Seguindo essas recomendações corretamente, você certamente evitará cair nesse golpe que tem roubado dinheiro dos beneficiários de planos de saúde.


Se você já é cliente da 3W Seguros e precisar de ajuda para conseguir a segunda via do boleto de pagamento do seu plano de saúde ou quiser confirmar os meios de comunicação e site oficiais da sua administradora de benefícios ou da sua operadora de saúde, pode entrar em contato com o nosso suporte através do e-mail: atendimento@3wseguros.com.br e lhe enviaremos as informações.



#CuidamosDissoPraVocê



Como um Plano de Saúde Pode Significar Economia e Não Despesa? "...Em um cenário tão desfavorável, muitos viram a necessidade de reduzir os gastos de forma imediata, e os gastos fixos, tais como a mensalidade do plano de saúde, acabaram indo para o topo da lista..." Ler Mais Planos de Saúde Regionais e Nacionais "...Quando você decide contratar um plano de saúde, a depender da operadora que você escolher, você poderá ter mais de uma opção de abrangência geográfica disponível, o que irá interferir diretamente no preço final do plano e também irá determinar se você irá receber atendimento ou não a depender da região onde você estiver quando precisar usar o plano..." Ler Mais

19 visualizações